Submarino.com.br

Dieta rígida pode ajudar no combate ao câncer de próstata My Great Web page

Um trabalho científico de um grupo de pesquisadores da Califórnia buscou diminuir o avanço de tumores da próstata e fase inicial.

O estudo foi comando pelo Dr. Ornish, autor de uma dieta radical, que já provou ter efeitos positivos sobre as doenças cardiovasculares. Seu esquema dietético utiliza o vegetarianismo, exercícios regulares, técnicas de gerenciamento de estresse e reduz também o total de gorduras da dieta diária a 10%.

Especialistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, selecionaram 93 homens com diagnóstico do câncer de próstata em fase inicial e que haviam optado por uma abordagem conservadora do tumor, ou seja, acompanhar os níveis do PSA – hormônio marcador do tumor da próstata – e deixar o tratamento habitual, inclusive cirurgias, para mais tarde.

Metade deste grupo aderiu a dieta Ornish e a outra metade seguiu o tratamento habitual sem especificações dietéticas. A hipótese é de que a dieta poderia impedir ou modificar o comportamento do tumor e foi baseada em evidências científicas de que algumas substâncias presentes em vegetais agiriam sobre as células tumorais da próstata.

Entre estas substancias, está o licopeno, presente nos brócolis e tomates.

Amostras de sangue para dosagens seriadas do PSA – o antígeno especifico da próstata – foram colhidas dos participantes dos dois grupos. Para garantir a isenção do estudo, as amostras foram enviadas para um centro de referência em tratamento de câncer em Nova Iorque.

Os resultados mostraram que os participantes que aderiram a dieta Ornish apresentaram uma queda de 4% nos níveis do PSA em um ano. Por outro lado, os pacientes que seguiram o tratamento habitual tiveram uma elevação de 6% nos níveis do PSA.

Apesar de ser um estudo pequeno no número de participantes, esta pesquisa chama a atenção para a necessidade de mais pesquisas sobre o aspecto nutricional do tratamento do câncer.

Matéria de Luis Fernando Correa para a Rádio CBN.

Submarino.com.br

E no Twitter...

    Veja Também:

    2 comentários em “Dieta rígida pode ajudar no combate ao câncer de próstata”

    Deixe um Comentário