Para você que é um gestor, gerente, diretor, supervisor, enfim, lidera algum grupo de pessoas em sua empresa, nosso bate-papo de hoje é com você. Irei abordar os 4 tipos de lideres, prós e contras de cada um.

O primeiro tipo de líder é o Líder Paternalista. Ele não delega, aceita desculpas facilmente e normalmente é muito centralizador. Esse é o famoso Líder Galinha!

Como assim?

É o tipo de líder que cuida dos seus pintinhos, não deixa ninguém se meter com a sua equipe, metaforicamente falando é claro.

No entanto em algum momento precisamos saber que devemos ser paternalistas, nos momentos em que o seu liderado está precisando de atenção individual.

Essa percepção exige sutileza, pois na maioria das vezes o Líder paternalista, estraga sua equipe.

O segundo tipo de Líder é o Motivador
. Ele é um ótimo líder, porém existe a necessidade de sua presença constante para que as coisas aconteçam.

O terceiro tipo, é o líder chefe, que tem sido muito criticado pelos Recursos Humanos hoje em dia, mas é importante frisar que em alguns momentos precisamos ser chefes. Devemos dar ordens.
Que momentos são esses?
Momentos de crise em que não dá tempo para motivar e inspirar. Os resultados devem acontecer rapidamente. O navio está afundando. O líder deve ser chefe e ordenar:

- Você, levante as velas;

- Você segure o leme,

- Você, puxe a âncora.

É o que fez o vice-presidente da GOL, Barioni, ao gerenciar o mais grave acidente na história da aviação civil Brasileira.

Teve que cumprir a risca um calhamaço de 2700 páginas, afastar os funcionários que não conseguiam lidar com o estresse da situação bem como manter a empresa funcionando normalmente.

Agora, o melhor estilo de liderança que eu conheço. É a liderança inspiradora. O líder inspirador.

Aquele que é capaz de inspirar as pessoas a fazerem mais por si mesmas do que normalmente fariam sozinhas.
Decida ser um líder inspirador.

Texto de Rodrigo Cardoso. Esta reprodução foi autorizada pelo autor.