Amigos leitores, imagino que vocês devem estar acompanhado, especialmente nos últimos dois anos, o merecido bombardeio de destaque positivo que a Apple vem recebendo na imprensa mundial.

A Apple é aquela maravilhosa indústria de tecnologia que facilita nossa vida com muito requinte, ousadia e design para ouvir musica nos seus fantásticos ipod’s, usar um computador sensacional como o Mac e muitas outras descobertas e inovações que eles fazem ao longo do tempo.

Sem falar, é claro, do lendário que ficará para a história do mundo dos negócios, Steve Job’s. Egocêntrico, mas competente presidente da empresa.

Por que falar da Apple? Só porque eles tem milhões e milhões de dólares para investir e criar produtos maravilhosos? Só porque eles tem milhões e milhões de dólares para investir em propaganda e comunicação?

É claro que não!

Falo deles como um dos maiores cases do mercado, porque eles tem algo que toda empresa que queira fazer marketing de forma correta, completa e de resultados, precisam seguir um princípio básico: POSICIONAMENTO!

Ter posicionamento significa ocupar um pedacinho diferenciado na cabeça das pessoas. A empresa que consegue criar um posicionamento diferenciado, nunca mais terá problemas de concorrência de preço, fidelizará seus consumidores que serão responsáveis por propagar de forma positiva e gratuita a marca da sua empresa. Uma empresa com bom posicionamento consegue notícias gratuitas por ter diferenciais que ninguém tem e, é claro, vendem bem, muito bem sempre!

Por quê falar tudo isso aqui?

Porque sua empresa também pode ser assim, mesmo que seja uma pequena empresa!

É sério!

Basta criar o seu próprio posicionamento!

Para começar é fácil, muito fácil! Mas pode ser doloroso…

Responda rapidamente, qual o seu maior diferencial?

Se você se enrolou ou não soube a luz de alerta está acesa. Provavelmente você enfrenta uma concorrência predadora e tem grandes riscos de não ter diferenciais na cabeça das pessoas e, fatalmente, pode entrar em guerra de preços e colocar o seu negócio em risco.

Se você responde de primeira sobre o seu diferencial e o seu consumidor enxerga da mesma forma e sem nenhum concorrente com este mesmo diferencial, parabéns!

Este pode ser seu posicionamento na cabeça dos clientes!

E para que ele seja firme como o da Apple, tudo o que você fizer precisa reforçar cada vez mais a sua posição. Tudo mesmo! Propaganda, reportagens, atendimento, produtos, serviços, eventos, internet…

Isso colocará cada vez sua marca na cabeça das pessoas e será responsável por tornar você diferente, para que sua empresa venda mais, sempre, com lucro e com cada vez mais dificuldades de concorrentes copiarem sua estratégia e seu diferencial, pois ele será só seu!

Voltando à Apple, note que eles seguem à risca seu posicionamento de ser uma empresa que oferece produtos simples de usar e com a mais alta tecnologia Possível. Isso lembra alguma coisa? Quem inventou o Ipod? (você imaginava ter um produto assim?) Quem inventou o Iphone (com tela touch) E por aí vai…

Será que eles aparecem tanto na mídia mundial por acaso? Será que eles vendem bem? Incrivelmente bem!!! Por isso é que tem milhões e milhões sempre!

Pense nisso e faça o teste do posicionamento. Tenho certeza que isso poderá mudar para melhor os resultados de sua empresa!

Um ótimo final de semana e na segunda nos falamos novamente!

Texto de Fábio Fiorini. Esta postagem foi autorizada pelo autor.