Fisioterapeuta precisa de dinheiro?
É surpreendente, mas fisioterapeuta também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: Os livros, os cursos de atualização, o consultório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu o motivo dele cobrar uma consulta? Não peça consultas grátis.

Pode parecer inacreditável, mas mesmo que tenha se formado em uma universidade pública, o fisioterapeuta gastou uma soma considerável em sua formação. Livros, equipamentos, cursos extra curriculares, alimentação, transporte, etc. não foram gratuitos. Essa soma foi utilizada a título de investimento. E todo investimento tem que ter retorno financeiro. Se você quer consulta grátis, procure o SUS.

Fisioterapeuta é massagista?

Não. Da mesma forma que engenheiro não é mestre de obras, farmacêutico não é balconista de farmácia, arquiteto não é decorador, fisioterapeuta não é massagista. Não me venha com papo “estou com uma com tensão nas costas… faz uma massagem?” Vou te mandar tomar no c*!
E se você quiser uma “massagem completa” procure um micheteiro ou uma piranha na Rua Augusta ou na Avenida Atlântica, ok?

É possível examinar um paciente pelo telefone?
Fisioterapeuta não é vidente. Ele precisa examinar pessoalmente o paciente e muitas vezes precisa reexaminá-lo. Se você quer um milagre, chame um padre ou tente uma macumba.

Fisioterapeuta dorme?
Pode parecer mentira, mas fisioterapeuta precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório. Se você estiver com dor nas costas e precisar de um analgésico, ligue para o seu médico.

Fisioterapeuta come?
Inacreditável, não? Mas é verdade. Fisioterapeuta também se alimenta, e tem hora para isso.

Fisioterapeuta atende finais de semana e feriados?

Sim. Atende. Desde que seja pago por isso. Desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Ah… Cara feia na hora de preencher cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria mais barato poderia ter procurado outro fisioterapeuta. O combinado não é caro.

Ler e estudar é trabalho?
É trabalho e é trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

Fisioterapeuta tem vida social?
Sim, tem. Em reuniões de amigos ou festas de família, fisioterapeuta deixa de ser fisioterapeuta, vira apenas amigo ou parente. Não reclame de sua atrite, nem peça conselhos. Quem dá conselho é padre. Fisioterapeuta dá diagnósticos. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar. E muitas vezes precisa de equipamentos que estão no consultório, não no bolso do paletó.

Não existe “o que o senhor me aconselha”. Conselho é diagnóstico, diagnóstico tem que ser pensado, estudado, e por sua vez, cobrado.

Fisioterapeuta não é médico.

Se você é gorda feito uma porca e quer um remédio tarja preta para emagrecer procure um endocrinologista. O máximo que o fisioterapeuta podera fazer por você é lhe prescrever EXERCICIOS FÍSICOS!

O celular do fisioterapeuta.
Celular do fisioterapeuta é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando muito urgente. Fora do horário de atendimento, mesmo que você não acredite, o fisioterapeuta pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia: pode estar assistindo TV, dormindo, namorando ou até mesmo f*dendo.

Antes da consulta
Por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ansiedade. Ah! E não espere que o fisioterapeuta vá te colocar no horário de quem já marcou. Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência (que seja realmente emergência), por favor. Quando se diz que o horário de atendimento é até meio dia, não significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente.

Emergência? Claro que o fisioterapeuta atende, mas se estiver fora do horário normal, está fora do preço normal. Na hora da consulta basta um membro da família para acompanhar o paciente para auxiliar a responder às perguntas do fisioterapeuta. Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles.

Não fique bombardeando o fisioterapeuta com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de esgotar a paciência. Evite perguntas que não tenham relação com o problema específico. Infelizmente, a cada consulta, o fisioterapeuta só poderá examinar um paciente. Lamentamos informar, mas seu outro parente também terá que passar por consulta e você também terá que pagar por ele. O fisioterapeuta não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou demais com planos de saúde e remédios. Não foram os fisioterapeutas que inventaram o ditado “A SAÚDE NÃO TEM PREÇO”.

Esclarecimento final
Uma consulta custa R$ 150. Uma “olhadinha” custa R$ 300, ok?

Recebido por e-mail e retransmitido com prazer!