Marketing segundo conceituados autores e instituições:

1. “O desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador.”
AMA – American Marketing Association, 1960

2. “O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”
AMA – American Marketing Association, 2005

3. “Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos.”
Richers, 1986

4. “Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.”
Kotler e Armstrong, 1999

5. “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm o que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”
Kotler, 2000, pg. 30

6. “Administração de Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
Kotler, 2000, pg. 30

7. “Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.”
Kotler, 1995

8. “Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviço.”
Ohio State University, 1965

9. “O processo de planejar e executar a concepção de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
Churcill, 2000

10. “O objetivo do Marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente muito bem, de modo que o produto ou serviço se ajuste… venda por si próprio.”
Peter Drucker, 1999

11. “É o processo de descoberta e interpretação das necessidades e desejos do consumidor para as especificações de produto e serviço, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir essa demanda.”
Robert Haas, 1978

12. “É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação oferta e troca de produtos de valor com outros.”
Robert Bartis, 1974

13. “A venda está voltada para as necessidades do vendedor, o marketing, para as necessidades do comprador.”
Theodore Levitt, 1996

Espero com esta “overdose” de definições, ter contribuído para desfazer a confusão de que marketing é sinônimo de vendas, propaganda ou enganação.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.