Gestão é correr atrás de metas. O cérebro se desenvolve melhor com base em metas e é mais fácil decidir o que se vai ou não fazer quando se tem objetivos definidos. A meta é tudo em gerenciamento. Aonde não há metas, não há gestão.

Para conquistar uma meta precisamos de planejamento e disciplina. Disciplina envolve fazer algumas coisas que você não gosta e deixar de fazer algumas coisas que gosta.

Produtividade é mais do que fazer mais coisas em menos tempo, e sim tem a ver com fazer as coisas necessárias. Segundo especialistas em produtividade, as coisas necessárias que fazemos giram em torno de 30% do tempo, isso significa que podemos aumentar a produtividade em pelo menos 70%.

Na administração do tempo não existe fórmulas mágicas nem padrão. A tirania das urgências está na falta ou distorção das prioridades, portanto, organize as tarefas em ordem das prioridades.

Tarefas importantes geram resultados. Tarefas urgentes são mandatórias, necessárias, imediatas, circunstanciais. Setenta e sete por cento das urgências um dia foram tarefas importantes não realizadas no devido tempo. Vinte três por cento das demandas fogem do nosso controle pessoal, não são planejadas, já nascem urgentes.

O indivíduo multitarefa prejudica a sua produtividade. Agrupe as tarefas ao longo do dia ao invés de dispersa-las, assim a sua jornada de trabalho vai render muito mais.
Precisamos de 15 a 20 minutos para voltarmos ao estado de concentração anterior quando nos dispersamos. Para ganhar tempo e ser mais produtivo, agrupe as tarefas rotineiras e ocasionais em blocos de tempo. Exemplo – reuniões, telefonemas, correspondências, atendimento de subordinados, etc. Delegue, reduza ou ignore os itens de menor importância.

Planeje o curto prazo pelo menos com três dias de antecedência.

Sabe quando uma pessoa começa a morrer? Quando as suas recordações começam a ficar mais fortes do que os seus sonhos. Planejamento é sempre futuro. O futuro é mais importante do que o passado porque é lá que você vai passar o resto da sua vida. Aprenda a sonhar e a transformar sonhos em metas e metas em realidade.

Texto de Soeli de Oliveira, consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. Soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.